Pular para o conteúdo principal

No Arquivo de Notícias e hábitos..

Texto :Adriana Santos 
(Estudante do 4°Período de Jornalismo ).

Essa é para os  leitores dos Jornais Impressos ou Digitais de hoje ,talvez nem saibam que durante um tempo esta manchete ficaria estampada no primeiro Caderno, chamando quem estivesse passando em frente às  bancas de revistas ou através dos gritos pelos jornaleiros .
Era um acontecimento na cidade,anunciavam na TV em horário nobre com edição para deixar o evento ainda mais irresistível.
Aparecia um Papai Noel completamente dentro dos padrões natalinos da época.
"Fora de forma " como tinha de ser e transmitindo ternura,com um saco branco que parecia guardar uns duzentos brinquedos .
Bem no centro do gramado ,era  montado um palco  para o "bom velhinho" comunicar com seus fãs. 
Um público numeroso que não pagava ingresso mas trocava o convite por um quilo de alimento  não perecível ,doado para instituições de caridade .
É perceptivel até  a escolha das palavras, quanta diferença  .
O estádio recebia total de pagantes  do clássico local ,algumas empresas como lojas de departamentos sorteavam  brinquedos que faziam sucesso com as crianças. 
Tinha até o voucher que se chamava vale-brinde ,um refrigerante e o complemento ou pipoca.
O Evento além de divulgado gratuitamente pelos veículos de comunicação era coberto;com flashes no jornal da noite ou do dia seguinte.
O Papai Noel concedia entrevistas como grande personagem do Natal ,aproveitava para aconselhar os pequenos com dicas de comportamento. 
Respeitar Pai e Mãe,além de tirar boas notas na escola, eliminava quem pretendia levar uma lembrancinha para casa, pois muitas vezes a própria criança delatava o que fazia com sentimento de culpa ou medo de perder o presente.
A chegada de Helicóptero do Papai Noel ajudava a esgotar os exemplares do dia.
O público-alvo estava procurando maiores informações quanto a data e horário;além de confirmar os locais para buscar o ingresso  levando o alimento. 
Empresas de transporte coletivo "facilitavam" deixando crianças e seus acompanhantes bem próximos do portão de entrada  .
Ao subir a rampa do estádio o responsável dando uma das  mãos para os pequenos pegava com a outra um panfleto com descontos em escolas particulares ou cursos de inglês. 
Dependendo do tamanho da cidade;Belém, ,Rio de Janeiro ou São Paulo por exemplo,o Show de Noel era reportagem nos telejornais.
Na maioria das vezes a festa acontecia no fim de semana.
Papai Noel era uma espécie de celebridade.
Influenciava  emotivamente crianças e adultos,ao mesmo tempo levava para os centros comerciais quem podia comprar.
Os governantes destinavam uma pequena quantidade de ônibus com cartazes informando aos passageiros que seriam levados ao  ESTÁDIO-CHAMINÉ .
Como vocês podem sentir,se existisse smartphone nas décadas de 70,80 e 90 uma multidão faria de tudo para tirar uma selfie com o senhor de vermelho (piloto de trenó) que é um dos maiores símbolos da festa do aniversariante mais comemorado no mundo.
Tudo documentado gracas ao jornalismo e a memória. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Destaque 🎤🎙☎️📱📸💻

Na foto quem faz o musical acontecer . Ver Ficha Técnica  Da Redação:Adriana Santos  (Acadêmica do Terceiro Período de Jornalismo). Outro dia fiquei eufórica ao saber que Belém apresentaria orgulhosamente  De repente 30 -o Musical. Troquei algumas palavras com   Raissa Gama ,produtora do espetáculo ,e o resultado é este resumo importante para quem pretende assistir e lembrar deste filme inesquecível . "Arrivederci e Au Revoir " uma troca de carinho em fases diferentes nas vidas dos protagonistas ,tudo isso impulsionado por uma trilha sonora daquelas . Final Feliz na sala de Cinema e no palco. Vá  conferir de perto ,cultura precisa de incentivo, público e aplausos.  Dica Apurada ,é para ler pensando no charmoso Teatro que fica na Praça da República e fazer uma viagem pelo tempo. Para quem ainda não conhece, de repente é a chance! Tapete vermelho para as informações...    Jenna Rink é uma adolescente prestes a completar 13 anos com problemas de adolescência, buscando incansavel

O futuro traduzido em gol.

TEXTO:Adriana Santos  perceberanoticia@gmail.com   📸Adriana Santos Eles foram a esperança de um  futuro melhor, seja para suas famílias  ou para o futebol ,tem até  gente muito grande hoje com certidão  de Nascimento emitida em outro país. Nasceram por lá  e brilharam aqui. O futebol realiza aquele sonho da Criança pobre que corteja um brinquedo acima dos recursos econômicos  da família, criando as primeiras jogadas de efeito, um chute de longa distância das suas posses. Quando crescem muitas vezes distribuem as bandeiras do sonhar materializadas no brincar . Durante dias, pude observar algumas imagens dos jogadores de futebol na infância. Carinhas de sapeca,anjinhos arrependidos e alguns já  demonstrando a habilidade para sair muito bem na foto quando a fama chegasse. A maioria com dificuldades,tivemos as coincidências  da camisa do clube atual  nos figurinos. Após  tantas broncas, ser idolo não  passava pelas cabeças  desta criançada que mexe com um país inteiro. E um dia quem sabe

Parte II da primeira rodada.

Texto :Adriana Santos  (Acadêmica de Jornalismo-quarto período) perceberanoticia@gmail.com   A segunda parte da primeira rodada pela Copa São Paulo  entra em campo nesta terça,3 de Janeiro.  08:45 São Carlos 1 x 1São Carlense  11:00 Botafogo 4 x 0 Pinheirense  13:00 Tanabi 2 x 1 Portuguesa  Sport 2 x 0 Volta Redonda  União Suzano 0 x 1 Novorizontino  Guarulhos 0 x 1 Flamengo/SP Tupã 1 x 2 Velo clube Atlético Guaratinguetá 2 x 1 Gama  14:00 Ska Brasil 2  x 0 Paraná  15:00 Athletico-PR 4 x 1 Picos  Taubaté  0 x 3 Imperatriz  15:15 Náutico 0 x 2 Real Ariquemes  Figueirense 1 x 2Vitória da Conquista  Cuiabá 0 x 1 Parauapebas  Coritiba 2  x 0 São  José  Goiás 1 x  0 Pague Menos  Comercial /SP 1 x 1 Inter de Limeira  16:15 Vitória 0 x 1 Aster Brasil  17:15 Barretos 2 x 1 São  Bento  Rio Preto 1 x 0 Santana  Fluminense  1 x 0 Porto Vitória  17:45 Mirassol 3 x 1 União ABC  Catanduva 3 x 2 América/RN 19:30 Palmeiras 2 x 0 Juazeirense  Ferroviária 2 x 1 Fast Clube  20:00 Chapecoense 2 x1 Inter d