Créditos da 📸 para Vitor Silva
Da Redação:Adriana Santos (Estudante de Jornalismo)
A Preparação Fisica é peça importante neste sistema prático do Futebol e do esporte como um todo.
Leia o que Diogo Missena respondeu .
1)Quando você descobriu sua vocação ou paixão pelo esporte?De bate pronto foi na época de preencher a ficha de inscrição do Vestibular ou bem antes?
Acredito que a paixão pelo esporte vem desde criança, sempre fui incentivado por meus pais a praticar diferentes esportes.
Na adolescência o futebol ganhou mais destaque, comecei a assistir muitas partidas, conhecer os jogadores e equipes, frequentar jogos em estádios. Quando decidi fazer faculdade de Educação Física já tinha como foco o futebol. Muitos colegas falavam que era muito difícil conseguir por não conhecer ninguém no meio mas não desanimei. Já nos primeiros períodos procurei cursos sobre preparação física e fisiologia voltados para o esporte e futebol.
2)Sua carreira mostra que percorreu toda a sequência das categorias de base do Botafogo até chegar agora ao Profissional ,como chegastes a este clube?
Verdade, meu início no Botafogo foi como estagiário em 2013. Já tinha mandado currículo para o próprio Botafogo e outros clubes tentado uma oportunidade mas nada se concretizou. Um dia vi o anúncio de vaga para estágio em um grupo de rede social e resolvi mandar mais um currículo.
Acabou dando certo, após 5 meses de estágio me contrataram para a vaga de Preparador Físico do sub-13 e fui seguindo por todas as categorias até chegar no profissional em 2018.
3)O Botafogo mudou a comissão técnica e enfrenta o Brusque fora de casa neste sábado (17 de Julho)encontra-se pelo menos neste momento em décimo segundo lugar na classificação. Quais os maiores entraves desta serie B que tem vários clubes tradicionais vindos da Série A ?
O que é primordial para conquistar o acesso?
Acredito que as viagens são um dificultador, calendário muitas vezes bem apertado. Jogamos contra o Brusque no sábado e na terça já temos o Goiás. Você praticamente joga, se desloca, recupera e joga novamente. Importante em um campeonato de pontos corridos seja série A ou B é sempre buscar a vitória, sofrer poucos gols acaba te deixando mais próximo do objetivo.
4)Poderia exemplificar quais as principais diferenças entre trabalhar com categorias de Base e o time profissional?
Acredito que a principal diferença é na base você trabalha com o sonho do atleta, eles ainda estão em busca de ajudar a família enquanto no profissional precisa gerenciar diversos fatores.
Na formação de atletas você tem várias fases de desenvolvimento que cada uma tem suas necessidades e merecem sua devida atenção.
5)A Base Botafoguense tem revelado vários nomes interessantes .Como anda em termos de apoio a estrutura para os meninos ?
Com a diminuição da receita do clube por conta da Série B encontramos mais dificuldades. O clube tem buscado soluções para as finanças e as categorias de base são uma excelente fonte de receita com futuras vendas. Quanto maior o investimento, aumenta também a possibilidade de captar e formar atletas mais preparados e mais valorizados no mercado.
6)Quando estás concentrado com o grupo para um jogo, o que costuma fazer? Leitura, música ou que mais?
Normalmente gosto de assistir jogos de futebol, ouvir música, ler ou mesmo utilizar o tempo para analisar e ajustar as cargas de treinos e jogos. Estou sempre pensando em como posso melhorar os treinamentos para um melhor desempenho dos atletas.
7)Muitas vezes um atleta é poupado do próximo compromisso devido a ameaça de uma possivel lesão tendo como sintoma o desgaste físico. Como os Preparadores Físicos, e também outros profissionais da comissão técnica e departamento médico costumam agir em casos como estes para a recuperação não ter rápida recaída?
Podemos utilizar diversas ferramentas para identificar alguma alteração na performance dos atletas. Traçar um perfil do atleta conhecendo seu potencial é fundamental. O que ele tem feito de carga de trabalho (interna/externa), minutagem, termografia, força, salto, marcadores bioquímicos, avaliação clínica, feedback do atleta são algumas possibilidades. Acredito que o principal para um bom funcionamento de uma comissão técnica não tem custo financeiro, a comunicação entre os departamentos e atletas é fundamental.
8)Vamos falar de clima ,mas não de jogo ,sabe aquela adrenalina.
Mas de chuva e sol.
Duas situações.
-Jogar naquele calor ou com muita chuva e gramado impraticável ?Qual delas faz o Preparador Físico juntar mais caquinhos dos atletas?
Por ter passado na base peguei muitas partidas nos piores horários. Partidas 11h, 13h, 15h com esse cenário precisamos criar estratégias de hidratação e alimentação, além de treinar em horários similares para uma aclimatação. No caso de uma chuva e campo alagado não conseguimos prever, já passei por alguns jogos assim e o dia seguinte dos atletas é de um desgate muito maior que o normal.
9)Trabalhar em um clube com passado glorioso como o Botafogo que teve Garrincha ,Tulio Maravilha e tantos outros craques gera muita cobrança entre os seus profissionais ?
Sem dúvida. Um clube com mais de 100 anos de história, muitos atletas importantes, uma torcida apaixonada. Trabalhamos muito duro diariamente para que o Botafogo consiga formar atletas cada vez melhores e tenha êxito nas competições que disputa.
10)Durante aquela descoberta da pandemia em 2020 até agora ,como ficou a agenda com as peneiras e competições das categorias de base?
Tanto peneiras como as categorias menores ficaram paralisadas em 2020. Retornando gradativamente. Acredito que tenha voltado até o sub-15.
11)Você pensa ou já pensou em trabalhar com futebol feminino?
Nunca pensei nessa possibilidade mas é um mercado em ascensão, muitos bons profissionais estão envolvidos com o futebol feminino.
12)Quem é o seu ídolo no Futebol?
Vou citar dois profissionais que antes de trabalhar no meio tinha bastante vontade de aprender com eles. Paulo Autuori e Altamiro Bottino. Ambos tive a oportunidade de conhecer e trabalhar no Botafogo. São profissionais do mais alto gabarito, muito conhecimento e generosidade com as pessoas envolvidas no dia dia.
13)Agora duas frases que você colocaria no Quadro de Avisos ou diria na conversa motivacional, uma uma para os meninos e outra para os profissionais?
Para a base: Defina sua meta, não o seu limite. Esses atletas começam muito cedo e abdicam de amizades, infância, família por um sonho.
Para o profissional: Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
14)Quem é o melhor jogador do Futebol atualmente?
Isso sempre gera discussão mas gosto de ver o Messi em sua resolução de problemas dentro do campo. Sempre buscando o gol, belos dribles e um jogo muito coletivo.
15)Suas considerações finais sobre o mercado do esporte e da preparação física no Brasil.
O mercado não é fácil mas não controlamos diversas coisas. Não é como em uma faculdade que tem uma cronologia para chegar ao final, por isso precisamos sempre buscar estudar, investir na formação e não desistir dos nossos objetivos. Qualquer momento pode aparecer uma oportunidade e precisamos estar preparados.
Excelente entrevista. Que profissional competente e comprometido com o trabalho esse Diogo Missena. Parabéns ao Botafogo por contar com esses profissionais.
ResponderExcluirVerdade,os profissionais da preparação física são fundamentais para o Esporte.
Excluir