Pular para o conteúdo principal

Entrevista com o Preparador Físico Diogo Missena

Créditos da 📸 para Vitor Silva

Da Redação:Adriana Santos (Estudante de Jornalismo)

A Preparação Fisica é peça importante neste sistema prático do Futebol e do esporte como um todo.

Leia o que Diogo Missena respondeu .

1)Quando você  descobriu sua vocação ou paixão pelo esporte?De bate pronto foi na época  de preencher a ficha de inscrição do Vestibular ou bem antes?

Acredito que a paixão pelo esporte vem desde criança, sempre fui incentivado por meus pais a praticar diferentes esportes. 
Na adolescência o futebol ganhou mais destaque, comecei a assistir muitas partidas, conhecer os jogadores e equipes, frequentar jogos em estádios. Quando decidi fazer faculdade de Educação Física já tinha como foco o futebol. Muitos colegas falavam que era muito difícil conseguir por não conhecer ninguém no meio mas não desanimei. Já nos primeiros períodos procurei cursos sobre preparação física e fisiologia voltados para o esporte e futebol. 

2)Sua carreira mostra que percorreu toda a sequência das categorias de base do Botafogo até  chegar agora ao Profissional ,como chegastes a este clube?

Verdade, meu início no Botafogo foi como estagiário em 2013. Já tinha mandado currículo para o próprio Botafogo e outros clubes tentado uma oportunidade mas nada se concretizou. Um dia vi o anúncio de vaga para estágio em um grupo de rede social e resolvi mandar mais um currículo. 
Acabou dando certo, após 5 meses de estágio me contrataram para a vaga de Preparador Físico do sub-13 e fui seguindo por todas as categorias até chegar no profissional em 2018. 

3)O Botafogo mudou a  comissão  técnica e enfrenta o Brusque fora de casa neste sábado (17 de Julho)encontra-se pelo menos neste momento em décimo segundo lugar  na classificação. Quais os maiores entraves desta serie B que tem  vários  clubes tradicionais vindos da Série A ?
O que é primordial para conquistar o acesso?

Acredito que as viagens são um dificultador, calendário muitas vezes bem apertado. Jogamos contra o Brusque no sábado e na terça já temos o Goiás. Você praticamente joga, se desloca, recupera e joga novamente. Importante em um campeonato de pontos corridos seja série A ou B é sempre buscar a vitória, sofrer poucos gols acaba te deixando mais próximo do objetivo. 

4)Poderia exemplificar quais as principais diferenças entre trabalhar com categorias de Base e o time profissional?

Acredito que a principal diferença é na base você trabalha com o sonho do atleta, eles ainda estão em busca de ajudar a família enquanto no profissional precisa gerenciar diversos fatores. 
Na formação de atletas você tem várias fases de desenvolvimento que cada uma tem suas necessidades e merecem sua devida atenção. 


5)A Base  Botafoguense  tem revelado vários nomes interessantes .Como anda em termos de apoio a estrutura para os meninos ?

Com a diminuição da receita do clube por conta da Série B encontramos mais dificuldades. O clube tem buscado soluções para as finanças e as categorias de base são uma excelente fonte de receita com futuras vendas. Quanto maior o investimento, aumenta também a possibilidade de captar e formar atletas mais preparados e mais valorizados no mercado. 


6)Quando estás concentrado com o grupo para um jogo, o que costuma fazer? Leitura, música ou que mais?

Normalmente gosto de assistir jogos de futebol, ouvir música, ler ou mesmo utilizar o tempo para analisar e ajustar as cargas de treinos e jogos. Estou sempre pensando em como posso melhorar os treinamentos para um melhor desempenho dos atletas.

7)Muitas vezes um atleta é poupado do próximo compromisso devido a ameaça de uma possivel lesão tendo como sintoma o desgaste físico. Como os Preparadores Físicos, e também  outros profissionais da comissão  técnica e departamento médico costumam agir em casos como estes para a recuperação não ter rápida  recaída?

Podemos utilizar diversas ferramentas para identificar alguma alteração na performance dos atletas. Traçar um perfil do atleta conhecendo seu potencial é fundamental. O que ele tem feito de carga de trabalho (interna/externa), minutagem, termografia, força, salto, marcadores bioquímicos, avaliação clínica, feedback do atleta são algumas possibilidades. Acredito que o principal para um bom funcionamento de uma comissão técnica não tem custo financeiro, a comunicação entre os departamentos e atletas é fundamental.

8)Vamos falar de clima ,mas não  de jogo ,sabe aquela adrenalina.
Mas de chuva e sol.
Duas situações. 
-Jogar naquele calor ou com muita chuva e gramado impraticável ?Qual delas faz o Preparador Físico juntar mais caquinhos dos atletas?

Por ter passado na base peguei muitas partidas nos piores horários. Partidas 11h, 13h, 15h com esse cenário precisamos criar estratégias de hidratação e alimentação, além de treinar em horários similares para uma aclimatação. No caso de uma chuva e campo alagado não conseguimos prever, já passei por alguns jogos assim e o dia seguinte dos atletas é de um desgate muito maior que o normal. 


9)Trabalhar em um clube com  passado glorioso como o Botafogo que teve Garrincha ,Tulio Maravilha e tantos outros craques gera muita cobrança entre os seus profissionais ?

Sem dúvida. Um clube com mais de 100 anos de história, muitos atletas importantes, uma torcida apaixonada. Trabalhamos muito duro diariamente para que o Botafogo consiga formar atletas cada vez melhores e tenha êxito nas competições que disputa.  


10)Durante aquela descoberta da pandemia em 2020  até  agora ,como ficou a agenda com as peneiras e competições das categorias de base?

Tanto peneiras como as categorias menores ficaram paralisadas em 2020. Retornando gradativamente. Acredito que tenha voltado até o sub-15. 


11)Você pensa ou já  pensou em trabalhar com futebol feminino?

Nunca pensei nessa possibilidade mas é um mercado em ascensão, muitos bons profissionais estão envolvidos com o futebol feminino. 


12)Quem é o seu ídolo no Futebol?

Vou citar dois profissionais que antes de trabalhar no meio tinha bastante vontade de aprender com eles. Paulo Autuori e Altamiro Bottino. Ambos tive a oportunidade de conhecer e trabalhar no Botafogo. São profissionais do mais alto gabarito, muito conhecimento e generosidade com as pessoas envolvidas no dia dia. 


13)Agora duas frases que você colocaria no Quadro de Avisos ou diria na conversa motivacional, uma uma para os meninos e outra para os profissionais?

Para a base: Defina sua meta, não o seu limite. Esses atletas começam muito cedo e abdicam de amizades, infância, família por um sonho. 

Para o profissional: Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. 


14)Quem é o melhor jogador do Futebol atualmente?

Isso sempre gera discussão mas gosto de ver o Messi em sua resolução de problemas dentro do campo. Sempre buscando o gol, belos dribles e um jogo muito coletivo. 


15)Suas considerações finais sobre o mercado do esporte e da preparação física no Brasil.

O mercado não é fácil mas não controlamos diversas coisas. Não é como em uma faculdade que tem uma cronologia para chegar ao final, por isso precisamos sempre buscar estudar, investir na formação e não desistir dos nossos objetivos. Qualquer momento pode aparecer uma oportunidade e precisamos estar preparados.



Comentários

  1. Excelente entrevista. Que profissional competente e comprometido com o trabalho esse Diogo Missena. Parabéns ao Botafogo por contar com esses profissionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,os profissionais da preparação física são fundamentais para o Esporte.

      Excluir

Postar um comentário

Grata pela visita neste blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Em Destaque 🎤🎙☎️📱📸💻

Na foto quem faz o musical acontecer . Ver Ficha Técnica  Da Redação:Adriana Santos  (Acadêmica do Terceiro Período de Jornalismo). Outro dia fiquei eufórica ao saber que Belém apresentaria orgulhosamente  De repente 30 -o Musical. Troquei algumas palavras com   Raissa Gama ,produtora do espetáculo ,e o resultado é este resumo importante para quem pretende assistir e lembrar deste filme inesquecível . "Arrivederci e Au Revoir " uma troca de carinho em fases diferentes nas vidas dos protagonistas ,tudo isso impulsionado por uma trilha sonora daquelas . Final Feliz na sala de Cinema e no palco. Vá  conferir de perto ,cultura precisa de incentivo, público e aplausos.  Dica Apurada ,é para ler pensando no charmoso Teatro que fica na Praça da República e fazer uma viagem pelo tempo. Para quem ainda não conhece, de repente é a chance! Tapete vermelho para as informações...    Jenna Rink é uma adolescente prestes a completar 13 anos com problemas de adolescência, buscando incansavel

O futuro traduzido em gol.

TEXTO:Adriana Santos  perceberanoticia@gmail.com   📸Adriana Santos Eles foram a esperança de um  futuro melhor, seja para suas famílias  ou para o futebol ,tem até  gente muito grande hoje com certidão  de Nascimento emitida em outro país. Nasceram por lá  e brilharam aqui. O futebol realiza aquele sonho da Criança pobre que corteja um brinquedo acima dos recursos econômicos  da família, criando as primeiras jogadas de efeito, um chute de longa distância das suas posses. Quando crescem muitas vezes distribuem as bandeiras do sonhar materializadas no brincar . Durante dias, pude observar algumas imagens dos jogadores de futebol na infância. Carinhas de sapeca,anjinhos arrependidos e alguns já  demonstrando a habilidade para sair muito bem na foto quando a fama chegasse. A maioria com dificuldades,tivemos as coincidências  da camisa do clube atual  nos figurinos. Após  tantas broncas, ser idolo não  passava pelas cabeças  desta criançada que mexe com um país inteiro. E um dia quem sabe

Parte II da primeira rodada.

Texto :Adriana Santos  (Acadêmica de Jornalismo-quarto período) perceberanoticia@gmail.com   A segunda parte da primeira rodada pela Copa São Paulo  entra em campo nesta terça,3 de Janeiro.  08:45 São Carlos 1 x 1São Carlense  11:00 Botafogo 4 x 0 Pinheirense  13:00 Tanabi 2 x 1 Portuguesa  Sport 2 x 0 Volta Redonda  União Suzano 0 x 1 Novorizontino  Guarulhos 0 x 1 Flamengo/SP Tupã 1 x 2 Velo clube Atlético Guaratinguetá 2 x 1 Gama  14:00 Ska Brasil 2  x 0 Paraná  15:00 Athletico-PR 4 x 1 Picos  Taubaté  0 x 3 Imperatriz  15:15 Náutico 0 x 2 Real Ariquemes  Figueirense 1 x 2Vitória da Conquista  Cuiabá 0 x 1 Parauapebas  Coritiba 2  x 0 São  José  Goiás 1 x  0 Pague Menos  Comercial /SP 1 x 1 Inter de Limeira  16:15 Vitória 0 x 1 Aster Brasil  17:15 Barretos 2 x 1 São  Bento  Rio Preto 1 x 0 Santana  Fluminense  1 x 0 Porto Vitória  17:45 Mirassol 3 x 1 União ABC  Catanduva 3 x 2 América/RN 19:30 Palmeiras 2 x 0 Juazeirense  Ferroviária 2 x 1 Fast Clube  20:00 Chapecoense 2 x1 Inter d